Participam os colaboradores das fazendas que integram o projeto de certificação padrão RTRS do grupo CAT –Sorriso
Os cuidados com a saúde e segurança do trabalhador, além de uma exigência legal, são princípios que fazem parte da cultura de muitas propriedades rurais, em Mato Grosso. Nesse mês de abril, foram iniciados os treinamentos em saúde e segurança do trabalho, realizados sob gestão e organização da equipe da Associação Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso e ministrados pela empresa Dinâmica Segurança do Trabalho. Participam funcionários das fazendas que integram ou estão em processo de certificação Padrão RTRS (sigla em inglês para Round Table on Sustainable Soy) – Associação Internacional de Soja Responsável junto ao CAT.
“Treinamentos em segurança no trabalho são muito importantes, porque além de ajudar a prevenir acidentes e a reduzir riscos, promovem uma cultura de segurança entre os funcionários tornando-se uma rotina. Contamos com a parceria do CAT, que nos auxilia neste processo e desenvolve um trabalho com muita dedicação aos nossos colaboradores”, afirma a proprietária da fazenda Criciúma, Marta de Rossi.
As turmas são reduzidas, formadas por até 15 trabalhadores, para que eles possam tirar dúvidas, trocar informações e absorver o conhecimento. “A certificação da produção de soja pelo Padrão RTRS tem cinco princípios, um deles é: condições de trabalho responsáveis, é aí que entram os treinamentos dos colaboradores, fundamental para que cada profissional esteja capacitado dentro da função em que exerce na fazenda”, explica Júlia Viotto, gestora de certificação RTRS, pelo CAT Sorriso.
A gestora explica ainda que os cursos atendem às normas voltadas aos profissionais que atuam em todas as fases da produção de grãos, seja no plantio e colheita, aplicação de defensivos agrícolas e abastecimento de veículos com produtos inflamáveis. “Eles são ministrados de acordo com a demanda. Em maio, por exemplo, faremos o treinamento em uma das fazendas para capacitação de brigada contra incêndios ”, diz Júlia Viotto.
“A reciclagem dos treinamentos de normativas e de brigada de incêndios devem ser feitas anualmente para que todos os colaboradores estejam atentos aos cuidados no dia-a-dia, que podem parecer tão simples, por já terem a prática, mas um simples detalhe pode salvar vidas”, conclui.
PARCERIAS – Os treinamentos fazem parte do Projeto Cultivando Vida Sustentável realizado pelo CAT Sorriso, em parceria com a empresa Cargill e organização IDH.
A IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável) é uma organização global, com sede na Holanda, que atua para transformar os mercados e promover a sustentabilidade. A IDH opera em 20 países e conta com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.
A Cargill é uma empresa que oferece serviços e produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais ao mundo. Tem 155 mil funcionários em 70 países, que estão comprometidos a fornecer alimentos ao mundo de uma forma responsável, reduzindo o impacto ambiental e melhorando as comunidades onde atua.
O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados.